segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Permacultura no Centro de Estudos e Práticas Ambientais da Bica

Em 2010 a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa adotou a Ecopedagogia da Permacultura, como metodologia de educação ambiental, para as três frentes da Escola de Meio Ambiente Walfredo Guedes Pereira: Educação Ambiental aos que visitam a escola, para inserção nas escolas públicas do município e para a comunidade em geral de João Pessoa.

A partir da introdução deste conceito, em maio de 2010 a SEMAM fomentou a Rede de Permacultura da Paraíba, estreitando o diálogo com a sociedade civil, e lançou o primeiro Curso de Design em Permacultura do estado, por meio da Escola de Meio Ambiente, ambos localizados no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica. O curso foi também o primeiro desta natureza a ser inteiramente gratuito, sendo a distribuição das vagas decidida entre os membros da Rede, de acordo com as cotas estabelecidas pela SEMAM, que abrangeram os seguintes segmentos: entidades sem fins lucrativos e movimentos sociais, estudantes, técnicos de saúde, desempregados e técnicos da SEMAM.

Ao longo do curso, os participantes puderam conhecer o conceito e as técnicas da Permacultura, por meio de aulas teóricas e práticas. Entre os módulos ministrados, destacam-se o Teto Verde, os tijolos de terra crua (tijolo adobe), a horta Mandala, energia solar, fogão solar, cisterna de captação de água, o reboco de solo com cimento, a tinta ecológica e as casas de super adobe.

São soluções simples e criativas que oferecem alternativas sustentáveis de baixo custo, além de formar pessoas mais conscientes, que considerem toda a amplitude do meio ambiente, para a construção de atitudes e comunidades sustentáveis. A permacultura chega à Paraíba como uma educação ambiental propositiva, ou seja, uma educação ambiental que transforma a vida das comunidades, carentes de ferramentas de auto-sustentabilidade e emancipação humana e social. Propõe soluções práticas, condizentes com a realidade de cada comunidade.

O Brasil e sua tamanha riqueza natural e dimensão territorial, está, pouco a pouco, adotando a permacultura como método sustentável de práticas e ações transformadoras. Espera-se que, num futuro próximo, tenhamos muitas referências em alternativas sustentáveis num país mundialmente reconhecido por sua diversidade ambiental e cultural.

Por Vivian Maitê

Clique saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário