sexta-feira, 29 de abril de 2011
Ecologia: Documentário revela mistérios, carências e belezas da caatinga
FOTO-ANDRÉ PESSOA
A caatinga é o único meio natural exclusivamente brasileiro e também o mais desconhecido pela ciência. O documentário “Patrimônios da Caatinga”, dirigido por Sérgio Túlio Caldas e Toni Nogueira, revela no dia 06 de junho, na STV – Rede SescSenac de Televisão, a biodiversidade encontrada neste ecossistema que ocupa 10% do território nacional.
Quando o assunto tratado no Brasil é meio ambiente, a Amazônia e a Mata Atlântica geralmente estão em destaque. Mas a caatinga, que se estende por todos os estados nordestinos, além de ocupar pequenos trechos do Maranhão e do norte de Minas, abriga um conjunto de espécies da flora e da fauna que surpreende a ciência.
“O filme tem como objetivo quebrar o preconceito de que a caatinga é um bioma pobre em recursos naturais, onde existe apenas chão arenoso e árvores retorcidas”, diz Sérgio Túlio, jornalista especializado em meio ambiente e viagens culturais. O jornalista afirma ainda que a região não recebe atenção merecida pela sua conservação: “menos de 3% da área de caatinga está protegida por lei em unidades de conservação”.
O documentário “Patrimônios da Caatinga” é uma co-produção da STV com a produtora paulistana DGT Filmes.
Exibição expecial
Dia 17 de junho, “Patrimônios da Caatinga” terá exibição especial na Fnac, em São Paulo, durante semana dedicada a questões ambientais. O evento acontece às 19h, com presença do jornalista Sérgio Túlio Caldas (mediador da mesa), de André Pessoa, fotógrafo de publicações dedicadas ao meio ambiente e à ciência, e do cientista José Maria Cardoso da Silva, vice-presidente da Conservation International do Brasil.
A Fnac fica na Av. Pedroso de Morais, 858, em Pinheiros, São Paulo. Fone: 11 – 3097 0022.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário